A QUEM SE DESTINA:

Curso voltado a profissionais que já atuam na definição da política de precificação de suas empresas e que necessitam aprofundar seus conhecimentos, correlacionando os aspectos mercadológicos aos tributários e financeiros.

OBJETIVOS:

Capacitar os participantes a compreender os principais componentes mercadológicos da precificação e correlacioná-los aos indicadores de resultado, normalmente, perseguidos pelas Organizações.

METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido através de exposições dos conceitos mercadológicos, tributários e financeiros essenciais para a correta precificação. Em paralelo, realizaremos algumas sessões práticas, utilizando planilhas eletrônicas, que poderão ser utilizadas, posteriormente, na atividade profissional de cada participante.

PROGRAMA
A) Aspectos Mercadológicos
  • Indicadores de resultado básicos das empresas e suas correlações com os tipos de mercado e setor de atividade: EBITDA, Rentabilidade, margem de contribuição.
  • Fatores Externos à empresa: Tipos de mercado, elasticidade preço-demanda.
  • Fatores Internos: Posicionamentos e estratégias de preços; como medir o valor percebido pela marca e os preços por esta metodologia; precificação de novos produtos.
  • Preços de Serviços: Principais características, ganhos na aplicação da discriminação de preços ( “Revenue Management”).
B) Aspectos Tributários
  • Tributos incidentes sobre os preços e resultados das empresas;
  • Regimes tributários, Substituição tributária; consequências para a competitividade das empresas.
C) Aspectos Financeiros
  • Conceituação dos custos e como alocá-los aos preços de venda de produtos e serviços.
  • Metodologias para identificação de oportunidades e riscos nos resultados, derivadas dos preços praticados.
  • Efeito dos prazos de pagamento nas margens e no capital de giro dos produtos.
  • Os temas abordados poderão ser aplicados em Organizações comerciais, industriais diversas e prestadoras de serviços.
  • Carga horária: Adaptável às necessidades da empresa.
  • Materiais de Apoio: Planilhas Excel desenvolvidas especialmente para o Curso.
A QUEM SE DESTINA:

Gestores da área comercial e representantes de vendas que atuam em negociações envolvendo decisões de preços de venda.

OBJETIVOS:

Capacitar os participantes a interpretar conceitos financeiros fundamentais para a aplicação no setor comercial, bem como capacitá-los a entender os efeitos, para os resultados da empresa, de decisões envolvendo prazos de venda, níveis de estoque, descontos sobre os preços, custos financeiros e ajustes cambiais.

METODOLOGIA:

O curso será baseado em exposições dos conceitos, associando-os às práticas comerciais. Os participantes receberão arquivos excel, que serão utilizados no treinamento, requerendo, portanto, que possuam notebooks.

PROGRAMA
  • Principais Indicadores de resultado das empresas e suas correlações com a gestão de preços de venda. (EBITDA, Rentabilidade, Lucratividade)
  • Aspectos mercadológicos: tipos de mercados e capacidade de estabelecer preços; Posicionamentos de preços e valor percebido; Guerras de preços: motivos para suas ocorrências, como evitá-las, quando iniciar.
  • Tributação: Entender as diferenças entre os diferentes regimes, incluindo impostos, alíquotas , créditos passíveis e, acima de tudo, capacitando os participantes a auxiliar seus clientes nestas interpretações.
  • Explicar as diferenças metodológicas entre os critérios de custeamento, mostrando as implicações comerciais decorrentes dos usos das alternativas.
  • Margem de Contribuição e sua aplicação na formação e decisão de preços.
  • Como medir o efeito dos prazos de venda, da variação cambial e dos custos financeiros associados, nas margens dos produtos e serviços .
  • Efeitos dos descontos e promoções de preços. Como identificar e quantificar oportunidades de aumentos de preços no portfólio de clientes, através de gráficos de dispersão de descontos e volumes.
  • Produtos geradores e tomadores de caixa e conexão entre as suas margens e o capital de giro.

Carga horária: Adaptável às necessidades da empresa.

Materiais de Apoio:

Planilhas Excel desenvolvidas especialmente para o Curso.

A QUEM SE DESTINA:

A todos os envolvidos em atividades de compras e suprimentos.

Permitir aos participantes avaliar, tecnicamente, os métodos de formação de preços de venda de seus fornecedores, possibilitando negociar melhores condições, a partir de conceitos tributários e financeiros essenciais.

METODOLOGIA:

O curso será baseado em exposições dos conceitos, associando-os às práticas de negociação. Os participantes receberão arquivos excel, que serão utilizados no treinamento, requerendo, portanto, que possuam notebooks.

PROGRAMA
  • Importância fundamental do processo de compras para obtenção dos resultados objetivados pelos acionistas da empresa.
  • Aspectos Tributários : Como identificar as possibilidades de redução de custos de aquisição de mercadorias e serviços, a partir da correta interpretação dos regimes tributários e suas diferenças, no tratamento dos créditos a serem recuperados.
  • Aspectos Financeiros: Como identificar e explorar nas propostas dos fornecedores, a forma pela qual os preços foram estabelecidos, considerando os diferentes métodos de alocação de custos e despesas fixas.
  • Interpretar, financeiramente, as consequências associadas aos prazos de pagamento negociados com os fornecedores.
  • Mostrar que descontos obtidos, nas compras de grandes volumes, podem envolver custos de estocagem extremamente elevados e não vantajosos.

Carga Horária: 8 horas.

Materiais de Apoio:

Planilhas Excel desenvolvidas especialmente para o Curso.